sábado, 16 de junho de 2012

Com o apoio da torcida, Brasil vence Polônia e assume primeira posição do grupo B

A seleção masculina entrou em quadra neste domingo para sua última partida em solo brasileiro na fase classificatória da Liga Mundial, e tinha um grande desafio, vencer a Polônia pela primeira vez na competição, após duas derrotas no tie-break. Contando com o apoio da torcida que lotou o Ginásio Poliesportivo, em São Bernardo do Campo, o Brasil conquistou uma importante vitória na competição, foram 3 sets a 1, parciais de 26/24, 25/17, 23/25 e 25/23. Com 23 pontos, Wallace foi o maior pontuador do confronto.
De olho na próxima fase que será disputada na Bulgária entre os dias 04 e 08 de julho, a seleção comemorou o resultado, que deixou o Brasil na liderança do Grupo B, com 21 pontos, seguido pela Polônia (20). O time comandado pelo técnico Bernardinho volta a entrar em quadra no próximo dia 15 de junho, na quarta rodada da competição que será disputada em Tampere, na Finlândia.
O jogo:
Na terceira partida em casa, o técnico Bernardinho optou por começar com o levantador Bruninhocomo titular. A Polônia mostrou logo no início da partida, que o Brasil não teria jogo fácil, forçando o saque e dificultando o passe brasileiro, chegou a frente do primeiro tempo técnico: 08 a 07, e se manteve a frente do placar até a segunda parada técnica obrigatória, quando o Brasil reverteu a situação com um ponto de bloqueio formado por Bruninho e Sidão, que fecharam o paredão no ataque de Winiarski. Contando com excelente atuação do meio de rede Sidão, que marcou sete pontos, sendo quatro de ataque, um de bloqueio e dois de saque, o Brasil fechou a primeira parcial em 26 a 24.
Contando com saque forçado, o Brasil começou melhor que a Polônia no segundo set, e já no primeiro tempo técnico somava três pontos de vantagem no placar: 08 a 05. A Polônia sentiu a pressão de estar atrás do marcador, e cedeu diversos pontos em erros para o Brasil (9 no total do set). Preocupado, o técnico Andrea Anastasi realizou diversas substituições, tirando inclusive seu principal atacante, Bartman, e colocando Jarosz no seu lugar. Sem se intimidar, a seleção manteve o ritmo, e jogando solto, conseguiu fechar o segundo set em 25 a 17, tendo Murilo como maior pontuador da seleção, com cinco pontos.
Para o terceiro set, Bernardinho optou colocar o atacante Thiago Alves no lugar do Dante, e o ponteiro mostrou mais uma vez que está dentro da briga por uma vaga no time titular, tendo uma excelente atuação no set, marcando sete pontos para o Brasil. Apesar do equilíbrio, a Polônia se mostrou disposta a levar o jogo adiante, e acabou fechando o set em 25 a 23, adiando a decisão do confronto.
Novamente contando com boa atuação de Thiago Alves, o Brasil começou bem o quarto set, e manteve uma folga confortável durante boa parte do set. A Polônia chegou a esboçar reação, porém, não conseguiu encostar no marcador. Após algumas bolas duvidosas ao longo da partida, Murilo acabou levando cartão amarelo por reclamações com a arbitragem, ainda assim, o Brasil se manteve até o final, e fechou o set em 25 a 23, a partida em 3 sets a 1, e tirando a equipe polonesa que estava ‘entalada’ na garganta.
Por Luciana Gomes /

Nenhum comentário: