terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Regra para dois líberos já pode ser adotadas nas próximas competições nacionais

À exceção desta edição da Superliga, novas regras da FIVB (Federação Internacional de Vôlei) já terão de ser adotadas em campeonatos nacionais a partir de agora. A alteração mais evidente para o público é a possibilidade de o técnico poder contar com dois líberos, para serem alternados em quadra. O segundo libero continua dentro do número de 12 jogadores por time.

As informações, sobre decisões tomadas em congresso da FIVB em Dubai, no ano passado, foram repassadas pela CBV (Confederação Brasileira de Vôlei).

A entrada do líbero em quadra – no lugar do jogador designado - continua ilimitada, assim como, agora, a substituição de um líbero pelo outro. E sempre apenas no fim de um rali.

Trocas envolvendo líberos continuam não sendo contadas como substituições.

Se, para o jogo, a equipe designar apenas um líbero e ele se machucar, o técnico pode designar um outro jogador para a função (como “substituição excepcional”). Mas se for o capitão, a faixa terá de ser passada a outro jogador.
O técnico Bernardinho já havia inscrito dois jogadores como líbero na partida contra a Polônia no Mundial da Itália-2009, quando ficou sem o levantador Marlon (além do líbero Mário Júnior, o oposto João Paulo Tavares também entrou com a camisa da função).
Do R7 
Site de Divulgação: Vôlei Na Rede

Nenhum comentário: